sexta-feira, 22 de agosto de 2014

São Francisco pregando aos pássaros



Capítulo 16
Como S. Francisco recebeu o conselho de S. Clara e do santo Frei Silvestre de que devia, pregando, converter muita gente; e pregou às aves e fez calar as andorinhas

O humilde servo de Cristo S. Francisco, pouco tempo depois de sua conversão, tendo já reunido e recebido na Ordem muitos companheiros, entrou a pensar muito e ficou em dúvida sobre o que devia fazer, se somente entregar-se à oração, ou bem a pregar algumas vezes: e sobre isso desejava muito saber a vontade de Deus.

para continuar lendo clique em mais informações

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Frei Junípero e o pé de porco



Frei Junípero e o pé de porco

Um dos mais escolhidos primeiros discípulos do bem-aventurado Francisco foi um frade chamado Junípero, fundamentado na solidez de tanta humildade, paciência e desprezo de si mesmo que, mesmo as irrupções dos ventos das ondas de tentações não conseguiam move-lo, tão confirmado estava no sólido fundamento do desprezo de si e do mundo. Conta-se que se destacava por tão grande graça da paciência que nunca o viram perturbado, apesar de ter sofrido muito. Pois chegara a tamanho desprezo de si que era tido como bobo ou doido pelos que não conheciam sua perfeição. Por isso, também o bem-aventurado Francisco, comentando as qualidades de seus companheiros, dizia o seguinte sobre Frei Junípero: Será um bom frade menor o que chegar ao seu desprezo do mundo e de si mesmo.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Frei Junípero cozinhando...



Como Frei Junípero cozinhou o bastante para quinze dias

Uma vez, Frei Junípero estava em um pequeno convento e todos os frades tinham que sair. Pediram-lhe que cozinhasse alguma coisa. Ele prometeu que o faria de boa vontade. Mas quando eles saíram, Frei Junípero começou a pensar no assunto e disse: “Que é isso? Será que um frade tem que se ocupar todos os dias com essas refeições e ser perturbado em sua dedicação à oração? Vou cozinhar hoje tanto que dê para os frades tenham bastante que comer por quinze dias”.

para continuar lendo clique abaixo

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Caricaturas em eventos

Algumas caricaturas realizadas no aniversário de Arthur & Isadora, na Fazenda Shangrilá, Mateus Leme MG







                                           

para ver mais clique em mais informações

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Os filhos de Sô Vito e Dona Maria

Os filhos de Sô Vito e Dona Maria, uma família da qual tenho muito orgulho por fazer parte. Quando a vovó Maria foi se encontrar com o Vovô, fiquei muito angustiado, mesmo sabendo do seu quadro de Alzheimer a mais de uma década, mesmo sabendo que a hora de cada um chega, parece que nunca estamos preparados. Assim foi a forma que encontrei para mostrar um pouco o que sinto, o quanto acho legal esta família.



Chá de Bebê

Trabalho em parceria com meu grande Amigo Ricardo Conrado!

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Santo Antônio e a Mula

Abaixo os desenhos feitos, no primeiro apenas em preto e branco, a mula estava com "menor fé" Santo Antônio estava com o "menino Jesus" no colo, depois as 2 correções, a mula "com mais fé" e Santo Antônio sem o menino Jesus, pois neste episódio, que realmente aconteceu e o Santo não tinha o Menino em seus braços.




Santo Antonio e o milagre com a mula

Um relato bastante conhecido de santo Antonio é o milagre eucarístico com uma mula no centro de uma cidade italiana, na região da Emília Romana. Corria o ano de 1227. No meio da pregação do frade franciscano, levantou-se um senhor debochando da presença de Jesus na eucaristia.

O homem disse: - O Senhor pode discursar durante horas, mas a verdade é que os fatos reais estão contra seus argumentos. É impossível que Cristo esteja presente na Hóstia Consagrada.

para ler mais, clique abaixo

segunda-feira, 31 de março de 2014

#4 Você Sabia?

# São Francisco, durante uma quaresma, comeu apenas meio pão? Consta em uma das legendas que durante uma noite de Quarta-Feira de Cinzas, São Francisco se dirigiu a uma ilha no lago de Perúgia e lá jejuou durante quarenta dias e comeu somente meio pão.

quinta-feira, 27 de março de 2014

#3 Você Sabia?

# São Francisco desejou morrer nu? Em seu leito de morte, São Francisco pediu para ser despido do hábito, pois desejava morrer na extrema pobreza, não sendo possuidor nem mesmo da veste que lhe cobria o corpo naquela ultima hora. Além do mais, o Santo esperava voltar ao Pai, da mesma forma que viera a este mundo.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Como a caminhar expôs S. Francisco a Frei Leão as coisas que constituem a perfeita alegria



Como a caminhar expôs S. Francisco a Frei Leão as coisas que constituem a perfeita alegria

Vindo uma vez S. Francisco de Perusa para S. Maria dos Anjos com Frei leão em tempo de inverno, e como o grandíssimo frio fortemente o atormentasse, chamou Frei Leão, o qual ia mais à frente, e disse assim: "Irmão Leão, ainda que o frade menor desse na terra inteira grande exemplo de santidade e de boa edificação, escreve todavia, e nota diligentemente que nisso não está a perfeita alegria".

#2 Você Sabia?



# Que a pedido de Frei João de Parma, o biógrafo, Frei Tomás de Celano, escreveu um livro sobre os milagres de São Francisco? Frei Tomás de Celano escreveu o livro intitulado "Tratado dos Milagres de São Francisco", para que não se perdesse os fatos milagrosos ocorridos pela interseção do Santo de Assis, tanto em vida quanto após a sua morte.

terça-feira, 4 de março de 2014

#1 Você Sabia?

# A presença Franciscana em Minas é anterior aos frades Holandeses? Antes da vinda dos primeiros frades holandeses que fundaram a Província Franciscana de Santa Cruz, o estado mineiro já sofria influências de franciscanos de origem portuguesa, das Ordens Terceiras da Penitência e do antigo Comissariado da Terra Santa que existia na cidade de Vila Rica, atual Ouro Preto, pelos meados de 1800.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Como S. Francisco converteu três ladrões homicidas, e se fizeram frades.





Como S. Francisco converteu três ladrões homicidas, e se fizeram frades.


S. Francisco foi uma vez pelo deserto do burgo do Santo Sepulcro, e passando por um castelo que se chama Monte Casal, veio ter com ele um jovem nobre e delicado e disse-lhe: "Pai, tenho multa vontade de ser um dos vossos frades".

Respondeu S. Francisco: "Filho, és jovem, delicado e nobre, talvez não possas suportar a pobreza e a aspereza nossas". E ele disse: "Pai, não sois homem como eu? Como as suportais vós, assim o poderei com a graça de Cristo". Agradou muito a S. Francisco esta resposta: pelo que, bendizendo-o, imediatamente o recebeu na Ordem e lhe pôs o nome de Frei Ângelo.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Florezinhas Franciscanas





Florezinhas Franciscanas

De como são Francisco valorizou mais a fome do irmão que o jejum (Legenda Perusina 1)

Quando o bem-aventurado Francisco começou a reunir frades, nos primórdios da Ordem, vivia com eles em Rivotorto. Certa noite, a altas horas, estando já todos a dormir em seus pobres leitos, foram acordados pelos gemidos de um frade que gritava: «Ai, que eu morro, ai que eu morro», espalhando angústia e inquietação nos Irmãos.

O bem-aventurado Francisco levantou-se do seu leito e disse: «Erguei-vos, Irmãos, e acendei uma luz». Acesa uma candeia, perguntou: «Quem está a gritar: ai, que eu morro?» – «Sou eu», respondeu um deles.

O bem-aventurado Francisco perguntou-lhe: «Que é que tens, Irmão? De que morres tu?» - «Morro de fome», disse ele. O bem-aventurado Francisco, homem cheio de caridade e discrição, não querendo que o Irmão passasse pela vergonha de estar a comer sozinho, mandou logo preparar a mesa de maneira que todos tomassem uma refeição com ele. Este Irmão e outros como ele, eram recém-convertidos, que infligiam a seus corpos penitências excessivas.

Tendo comido todos, o bem-aventurado Francisco falou a seus frades: «Meus Irmãos, recomendo-vos que atenda cada um à sua compleição. Se um de vós pode sustentar-se com menos alimento que outro, não quero que este, mais necessitado de comida, se esforce por imitar o primeiro. Prestai atenção às vossas necessidades e ministre cada um a seu corpo aquilo que lhe é preciso.

Se no comer e no beber estamos obrigados a evitar o supérfluo, que prejudica o corpo e a alma, mais cuidado devemos ter com a mortificação exagerada, porque Deus quer a misericórdia e não o sacrifício».

E continuou: «Irmãos caríssimos, por amor para com meu Irmão, fiz com que todos o acompanhassem na sua refeição, para que ele não tivesse de que se envergonhar. Foi por caridade e porque ele se encontrava deveras necessitado. Mas isto não deve ser um pretexto para o futuro, porque não seria nem religioso nem honesto. Saibam, pois, que é meu desejo e minha ordem que cada um de vós, em conformidade com a nossa pobreza, dê a seu corpo o que for necessário».

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Como são Francisco descreveu o Frade Perfeito




Como são Francisco descreveu o Frade Perfeito (Espelho da Perfeição, 85)
De certo modo transformado nos santos frades pelo ardor do amor e pelo fervor do zelo que tinha pela perfeição deles, o muito bem-aventurado pai refletia muitas vezes dentro de si sobre as qualidades e virtudes de que devia ser ornado um bom frade menor.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Ilustrações para Cartilha Fé e Política

Abaixo as ilustrações realizadas para a Cartilha de Fé e Política 2014, desenvolvida pelos Franciscanos