quinta-feira, 5 de junho de 2014

Santo Antônio e a Mula

Abaixo os desenhos feitos, no primeiro apenas em preto e branco, a mula estava com "menor fé" Santo Antônio estava com o "menino Jesus" no colo, depois as 2 correções, a mula "com mais fé" e Santo Antônio sem o menino Jesus, pois neste episódio, que realmente aconteceu e o Santo não tinha o Menino em seus braços.




Santo Antonio e o milagre com a mula

Um relato bastante conhecido de santo Antonio é o milagre eucarístico com uma mula no centro de uma cidade italiana, na região da Emília Romana. Corria o ano de 1227. No meio da pregação do frade franciscano, levantou-se um senhor debochando da presença de Jesus na eucaristia.

O homem disse: - O Senhor pode discursar durante horas, mas a verdade é que os fatos reais estão contra seus argumentos. É impossível que Cristo esteja presente na Hóstia Consagrada.

para ler mais, clique abaixo

Por mais que o santo pregador tentasse convencê-lo, o homem não abria mão de suas ideias contrárias àquilo que santo Antonio dizia.

E senhor incrédulo o desafiava: "Irmão! Digo-te diante de todos: acreditarei na Eucaristia se a minha mula, que deixarei sem comer por três dias, comer a Hóstia que tu lhe oferecerás, em vez da forragem que lhe darei”. Santo Antônio, após ouvir uma inspiração divina, resolve concordar com o desafio. O encontro foi marcado na Praça Grande (atual Praça dos Três Mártires, em Rimini), atraindo uma multidão de curiosos.

No dia combinado, portanto, Bonovillo – o homem incrédulo - apareceu com a mula e com a cesta de forragem. Chegou Santo Antônio que, depois de ter celebrado a Missa, trouxe em procissão a Hóstia consagrada dentro do ostensório até a praça.

Diante da mula, o Santo teria dito: “Em virtude e em nome do Criador, que eu, por mais indigno que seja, tenho realmente nas mãos, te digo, ó animal, e te ordeno que te aproximes rapidamente com humildade e o adores com a devida veneração”.

Faminto, o animal estava tão violento que nem o próprio dono obedecia. Contudo, ao se aproximar do Santíssimo, a mula se acalmou, e diante de todos ali presentes, milagrosamente a mula se ajoelhou perante a Hóstia Consagrada ostentada por Santo Antônio.

O Milagre gerou gritos e admiração por todos, os católicos entoaram cânticos emocionados. Muitos hereges que ali estavam por curiosidade se converteram ao catolicismo, assim como o senhor dono da mulaque reconheceu imediatamente a presença de Cristo, se ajoelhou também se convertendo ao catolicismo após ter pedido perdão por ter sido tão incrédulo.

Historicamente o milagre da mula apareceu um pouco tarde na iconografia de Santo Antônio, no contexto do movimento eucarístico do século XIII que levou, em 1264, à instituição da festa solene do Corpus Christi pelo Papa Urbano IV, a fim de defender e dar o justo valor à Eucaristia.

Em memória deste episódio foi construído, na praça Três Mártires, uma igrejinha dedicada a Santo Antonio com uma capela que fica na frente, obra de Bramante (1518). A capela, no entanto, foi destruída durante a Segunda Guerra Mundial.

Fonte: Zenit, 13/06/2012